Palavras Ignoradas

Quando eu pensava que o mundo girava para um lado , ele decidiu surpreender-me e mostrou-me que afinal as minhas expectativas em relação a ele eram muito vagas .
Por vezes quando chuto a minha imaginação para o ar , apercebo-me de que somos meros seres rolantes e que uma pequena , mas significativa , quantidade de pessoas , nos maneja como peças de xadrez . Não que não faça sentido , mas há bastantes contradições incapazes de se imporem e a bola que nos eleva já não depende de ninguém .
Ninguém gosta de ser contrariado , muito menos abanado .

Só por ser Quinta-Feira ...


Mãe,
Eu sou o sonho de filha que tu sempre sonhaste ter .
Dou beijos na boca aos cães , não estudo , canto e danço …
Porém , arranjo-te os cortinados e compro lâmpadas para o candeeiro da sala .

Constelações


Ninguém é livre perto das estrelas . Elas prende-nos os sentimentos e obrigam-nos a sentir o calor da simplicidade . Há estrelas que brilham só para parecerem vulgares , e só mesmo para serem ignoradas . Querem ficar sozinhas lá no tudo do céu . Distinguimos as estrelas que gostam de brilhar e de viver , daquelas que esperam por morrer ! Para nós , é-nos indiferente sublinhar o facto de que podem existir vários tipos de estrelas , com sentimentos , com pensamentos , com personalidades … mas há certezas que nesta ‘ coisa ‘ a que definimos chão , há quem dê importância aos menores pormenores do céu , ao indiferente brilhar das estrelas , à parte escura esquerda destacada no horizonte … à Lua que por mais formas que tenha transmite sempre a mesma mensagem , ao diferente sentimento da noite … Será a Lua a progenitora das estrelas ? De certo que parece ser … e há quem acredite que unindo todas as estrelas visíveis no céu , a origem destas será outra subtil , criativa , gigante , construtiva , carinhosa , abençoada , espectacular , branca , fantástica , estaladiça , apetitosa … irmã Lua ! Comprova-se que há um pouco de estrela em nós …

4 de Março de 2007


( Não queria estar a começar isto de forma egocêntrica mas … ) Eu sei que vou estar a fugir às regras do blog , mas acreditem que hoje teve mesmo de ser .

Sofia … ( e agora não me critiquem porque não comecei de forma egocêntrica ) , não é novidade nenhuma que eu não tenho qualquer aptidão ( apesar de tu pensares que sim ) para estes textos extraordinários e super sentimentais . Na verdade nunca tive , mas vou-me esforçar .
É com muita tristeza que te dou a informar que me estive ‘ nas tintas ‘ para este dia . É esquisito , eu sei que sim , ainda para mais vindo de uma prima que te diz ‘ fundos e mundos ‘ . A explicação é talvez simples . A Ana encarregou-me de fazer uma tarefa , um tanto ou quanto difícil e eu fui rejeitando devagarinho , conseguindo assim sair com sorte do ‘ campo de batalha ‘ . Ela queria fazer uma coisa qualquer para Sábado , mas eu não quis saber . ( Hum , acho que na realidade não estive assim tão ‘ nas tintas ‘ para este dia como penso . )
A verdade é que estou mesmo decidida a fazer-te um texto lindíssimo com tudo o que há de bom nesta nossa língua , mas como disse , é verdadeiramente difícil .
Não quero estar a ser inconveniente , mas eu tenho uma vaga noção que nós nunca fomos assim daquelas primas muito chegadas , que passam fins-de-semana juntas , que vão às compras juntas , ou até mesmo daquelas primas que não conseguem viver uma sem a outra . Bem , verdade seja dita , já passei umas noites contigo , mas nada de muito especial . Por outro lado , sempre soube que és ( indescritivelmente ) aquela pessoa a quem posso telefonar . ( Sim , telefonar , penso que é o melhor verbo a aplicar ) E acho que também sabes que o mesmo se passa contigo .
Apesar de saber , através de umas fontes que não posso de maneira alguma revelar , que escreveste uma tão famosa carta no dia de S.Valentim a uma tão famosa pessoa … ( repito ) apesar de saber disto , perdoo-te , pois percebo que talvez , eu não esteja a ser a melhor prima .
Sim Sofia , ambas sabemos que já me odiaste e que até já brincaste com a minha pessoa , mas não me importo . Se te tenho como prima , tenho-te como amiga e isso acho que ninguém vai conseguir derrubar .

( Posso não estar a ser a melhor prima , mas o facto de poder contar com a tua amizade abafa todos os teus pensamentos acerca do que é ser boa ou má prima . )

( Talvez ) Mentiras

Há caminhos a seguir ,
Sítios a descobrir ,
Registos a cumprir ,

Sei que Dezembro passou e sendo assim , não volto à sala de estar .
Ela lembrar-se-á de mim , mas nunca cumpri , nem nunca prometi .

Eu nunca quis pensar ...

Eu nunca quis pensar que o amanhã viria para levar o que sempre tivera de existir .
Nem nunca quis pensar que as folhas caídas teimassem em subir cada vez mais alto para alcançarem os muros pequenos . Talvez o homem tivesse razão ao assumir que ‘ o esforço é grande e o Homem é pequeno ‘ . Mas a antítese não bastou , e foram necessários outros para completar o que ele deixou .
Mas .
Sempre quis pensar que o amanhã será , somente , uma repetição do que já foi vivido até agora .

Barbaridades

Nem vale a pena desatar a sorrir , e há que acreditar que se tomam muitas vezes essas atitudes .
Talvez não seja assim tão perigoso dizer o que vem à cabeça . Às vezes , talvez seja melhor dizer barbaridades com esta idade do que quando já tiver o coração a borbulhar de responsabilidades . Borbulhar ? Será o termo correcto ?
Verdade clara é aquela que diz que o ódio vem uma vez na vida . E quando se pensa em odiar , amanhã depara-se com o cenário de que nunca é tarde para nada .
E mesmo quando a Vitória chega , o Fogo apaga-se .

17 de Janeiro de 2007

Eu sei que isto vai soar a coisa estúpida mas ontem o tempo foi escasso . Ontem , foi um dia banal como todos os outros . Casa , autocarro , escola , amigos , ( canção ) - aula , intervalo , prendas , ( canção ) - aula , almoço , risos , aula - ( canção ) , intervalo , aula , autocarro , casa .
Nós distribuímos uns tantos objectos necessários para o dia – a – dia . Sim , eu já desfrutei deles , ou melhor , dum , que acho que até já tem o meu nome gravado . Entretanto , houveram votos de felicidade , um ou dois presentes de jeito …
Mas então , o que é que terá tornado o dia de ontem especial ?

Banalidade

Na verdade , não há nada que me leve a pensar assim , mas se cair em mim , a morte é meramente um acontecimento banal . Toda a gente , mesmo sem se aperceber pensa nisto pelo menos semana sim , semana não . Toda a gente se acha única mas e ‘ o depois ‘ ? Eu não sei bem , mas espero sinceramente que quando chegar ao sítio predefinido ‘ alguém ‘ me dê coisas inexistentes . Esta vida pode ter coisas bastante boas mas depois de tanto esforço não quero crer que não terei tempo suficiente para relaxar . Eu imagino bancos muitos baixos de pedra . Com uma mesa de granito no centro . Imagino cartas a deslizar , roupas confortáveis . Hum , também ( imagino ) um torre muito alta , com a coluna central muito fina ; e no topo uma grande área com portas simétricas , sem vidros e onde corre o ar quente . Penso em rápido voos de cima para baixo , onde poderíamos encontrar um jardim , talvez parecido com ‘ aqueles maravilhosos jardins dos filmes de encantar ‘ . Suponho também um ambiente impossível . Não há amores , nem desgostos . Só reina algo como familiaridade . Encontra-se também imensas cores leves , tudo muito suave , macio , simples …

Páginas da vida


O conceito de páginas soltas pode ser muito vago .
O início de vida é sempre marcante para aqueles que crescem e aprendem na companhia de estranhos . Sentir aquela confusão de ter o poder para poder fazer o imprevisível . E mesmo quando se chega ao ‘ precipício ‘ e se sente o sangue a tentar parar , esbarra-se com a desilusão de que o ser humano é fraco de mais para se magoar a si próprio .
Abençoadas sejam as almas desses ( que se acham assim tão fortes ) , quem é que eles se acham parecer ? O meu único aviso : pensar duas vezes .
O tempo guardará estas memórias loucas .